| hmin
A agência de energia nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) suspeita que grupos criminosos estejam traficando materiais radioativos que podem ser usados na fabricação de ''bombas sujas''. Abel Gonzalez, diretor de resíduos radioativos mantidos pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), baseada em Viena, explicou que a bomba não-nuclear, construída para dissipar material radioativo, poderia provocar caos, mesmo que a explosão por si só não mate muitas pessoas.
Pedindo controles mais rígidos, a AIEA tem alertado repetidamente que vê um risco real de um grupo explodir uma bomba desse tipo para provocar pânico em um local lotado, como o centro de uma cidade ou um estádio de esportes.
– Não tenho nenhuma prova, mas suspeitas de movimentos organizados para pegar material radioativo para ações terroristas – afirmou Gonzalez na conferência internacional de Crans Montana, nos Estados Unidos.
Gonzalez destacou o exemplo do recente desaparecimento de um contêiner de material altamente radioativo de um caminhão na Nigéria.
– Acreditamos que o risco de acontecer algo seja grande, mas também acreditamos que o número de pessoas mortas seria baixo – disse Gonzalez.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.